Existem junto ao Fórum Barreiro, à entrada do parque da cidade e noutros pontos. A estrutura escolhida é discreta e aparentemente é adequada. Este é o tipo de estacionamento disponível:
No entanto... como utilizador frequente da bicicleta nesta cidade raramente utilizo as grades para estacionamente. As razões seguem-se:
- Encaixar a roda na grelha, muitas vezes não é o suficiente para equilibrá-la
- Sendo rasteiro, está muito longe do quadro, o que dificulta o uso dos cadeados (ideal seria não ser necessário cadeados, mas vamos ser realistas)
- Encaixar uma roda nestas grelhas traz o risco de entortar o aro. Este tipo de grelha é inclusivé conhecido pelos anglófonos como "wheel-bender" (entorta-rodas)
- Por vezes são colocados na parede, e a roda não encaixa totalmente.
Fica aqui a sugestão que quando equipamento para estacionar bicicletas for adquirido, seja adquirido material mais prático e duradouro. Fica aqui um link demonstrando os "bons" e "menos bons" equipamentos para estacionar bicicletas. Inclui também um guia para quem quer atrair ciclistas e fornecer parqueamento. Por exemplo, à saída da sua loja.
Alguns problemas de estacionamento desadequado:
Basta fazer uma pesquisa na internet para descobrir a melhor maneira de salvaguardar todas as partes da bicicleta. O meu tipo de estacionamento favorito talvez seja o U invertido embebido no solo (preferível a ser aparafusado), que permite prender o quadro e ambas as rodas. Permite também ser usado por uma bicicleta de cada lado.
Outros exemplo mais estético:
Senão, um poste vertical também dá:
Acho preferível a ficar com uma roda torta ou ficar "só" com a roda.
No comments:
Post a Comment