Tuesday, October 11, 2011

Sugestões para a mobilidade no Barreiro - Túnel da Rua Miguel Bombarda

Um dos principais problemas do centro do Barreiro para quem quer utilizar a bicicleta como transporte urbano, é cruzar a linha de caminho de ferro que separa o centro. Há 5 alternativas:
  • Túnel na Rua Miguel Bombarda
  • O viaduto que liga a Av. da Liberdade à Rua Miguel Pais
  • Fazer um desvio até à antiga estação do Barreiro
    Passar por baixo da linha usando a IC21
  • Ou utilizar os elevadores da estações de caminho de ferro do Barreiro A ou Lavradio

A primeira opção seria a mais prática por várias razões, incluindo tempo, distância e esforço.
No entanto, alguém que conheço, tentou utilizar a bicicleta passando o túnel e chamou-lhe "o túnel da morte" (que suponho seja uma referência à antiga atracção da feira popular).

No túnel a bicicleta ganha bastante velocidade (que é conveniente para não ser necessário pedalar tanto na subida) enquanto o ciclista é ultrapassado por automóveis, por vezes com trânsito em sentido contrário.

Para complicar, as bermas da estrada têm sarjetas, o alcatrão é mais irregular, e acumula sujidade (incluindo areia e por vezes vidro) que potenciam complicações para o ciclista quando vai a uma velocidade razoável, com automóveis à sua esquerda e atrás, e uma parede do lado direito. O ciclista é obrigado a jogar entre o piso perigoso do lado direito, e a proximidade do centro da via onde passam os veículos automóveis.



Ficam aqui as sugestões para um primeiro passo, para facilitar a vida ao ciclista no túnel da Rua Miguel Bombarda:
  • Informar o automobilista para o perigo de encontrar um ciclista no túnel, utilizando sinalização vertical (ver imagem composta em baixo com o sinal A17 - Saída de ciclistas)
  • Limpar e melhor o piso junto à berma, para o ciclista ter maior margem de manobra


 (pedidos de desculpas pelo o photoshop básico :) )







No comments:

Post a Comment