Tuesday, October 11, 2011

Sugestões para a mobilidade no Barreiro - "Sharrow"

Antes de tudo, o que são "Sharrows"?

Podem seguir o link para o Wikipédia em inglês Sharrow, mas fica já aqui uma foto:









Esta sinalização é utilizada para marcar na via pública, o espaço destinado à circulação de bicicletas, e estão relacionadas com o conceito de espaço partilhado, onde não existe uma distinção marcada entre o espaço a ser utilizado pelos veículos automóveis, velocípedes, ou peões. Aqui fica um exemplo de uma cidade holandesa, onde:
  • a estrada suporta apenas a largura de dois automóveis
  • a ciclovia partilha o seu espaço com a circulação dos automóveis
  • e o passeio está ao nível da estrada para facilitar a circulação aos peões





















Em termos práticos, esta solução apresenta ainda outras vantagens:



  • Tem um custo muito inferior ao custo de ciclovias separadas em tempo e dinheiro. Rapidamente se poderia transformar as ruas preexistentes numa rede de ciclovias com espaço partilhado. 

  • Não rouba espaço à circulação de peões (já bastante afectada por passeios reduzidos e estacionamento abusivo). Até ajudaria o peão, pois a presença de bicicletas na via abranda o trânsito em ruas mais fechadas, reduzindo o risco de acidentes graves entre automóveis e peões.
  • Visualmente, as ruas apresentariam uma infraestrutura para o uso da bicicleta: para os peões seria um convite, para os automobilistas seria um apelo à cautela.
  • Considerando já está contemplado no código da estrada que as bicicletas devem circular junto à berma (Artigo 90.º Regras de condução, ponto 2 ), não são necessárias avaliações para decidir se é adequado ou não. As "sharrows" iriam apenas enfatizar o que já está previsto: os velocípedes podem circular nas estradas, junto à berma.
  • Com alguma sorte também acabaria com o estacionamento em primeira fila nos locais onde é proibido, já que a presença de "sharrows" poderia aumentar a percepção de se estar a estacionar numa via proibida (Artigo 49.º Proibição de paragem ou estacionamento alínea f) )

Mais um exemplo:





No comments:

Post a Comment